Autarquia organiza I Bienal Internacional de Artes e Ofícios. Inscrições abertas

Forum-cultural-bienal-cerveiraApós aprovação do Regulamento, já se encontra aberto, até 30 de junho, o período para apresentação de candidaturas para a I Bienal Internacional de Artes e Ofícios (BIAO) de Vila Nova de Cerveira, a decorrer entre 09 e 17 de Agosto, no Fórum Cultural. Inscrições decorrem no Posto de Turismo ou na ERTPNP.
Trata-se de um evento que procura recuperar uma tradição dos anos 80 praticada no concelho, e que se realizava de forma intercalada com as primeiras Bienais de Arte: O objetivo é promover e divulgar o artesanato, enquanto valor cultural e fator de dinamização da atividade económica.
Para além de artesãos das diferentes regiões do país, incluindo Açores e Madeira, a participação estende-se também a um grupo de artesãos da vizinha Galiza, através de parcerias com o artesanato de Espanha. Prevê-se ainda a representação de artesãos franceses da região de Chagny, bem como de outros países europeus.
A I BIAO aborda três núcleos distintos: o institucional reservado a determinadas entidades autárquicas e de carácter associativo; a mostra e venda, onde os expositores podem divulgar o seu trabalho e vender as suas obras; e o saber e fazer, com espaços onde os artesãos vão poder trabalhar ao vivo e as pessoas vão poder assistir e experimentar, por exemplo trabalhos do ciclo do linho ou da olaria, entre outros.
Ao longo dos dias deste certame, prevê-se igualmente a realização de pequenos workshops e de algumas formações mais específicas. Paralelamente, haverá animação subjacente, sobretudo com música tradicional.
A participação na Bienal Internacional de Artes e Ofícios deverá ser precedida de inscrição no Posto de Turismo de Vila Nova de Cerveira ou na Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, em Requerimento disponibilizado pela Câmara Municipal, onde conste a identificação do artesão e o tipo de artesanato, além de outros elementos solicitados. A entrega deve ser feita até 30 de junho.
Na seleção dos artesãos inscritos é valorizado o tipo de artesanato, com base nos materiais utilizados e criatividade do artesão, sendo ainda dada prioridade aqueles que possuem Carta de Artesão.

Pin It