Fernando Tordo e Uxia atuam em Caminha
Câmara de Caminha assinala os 40 anos de Abril com múltiplas atividades.
Assim, de 21 a 30 de abril, estão agendadas exposições que avivam as memórias de Abril, apresentação do livro “Lembro-me” de João Pedro Mésseder, concertos que ecoam os sons da liberdade com Uxia, Fernando Tordo, ateliês, cinema, documentários e peças de teatro.
O 25 de Abril de 1974 é um marco de viragem na história de Portugal contemporâneo. Com a Revolução de Abril abriu-se um novo capítulo na história do nosso país. Portugal libertou-se da ditadura e iniciou o caminho da construção da democracia e da consolidação do poder autárquico.
Exposições, duas delas inéditas: “Imagens de Abril em Caminha”, “40 Artistas, 40 Obras. 40 anos de Abril” e “Jornais de Abril”, concertos: Uxia, Fernando Tordo, Academia de Música Fernandes Fão, Orfeão de Vila Praia de Âncora e alunos da Escola Básica de Vila Praia de Âncora e da EB2,3/S de Caminha; teatro com o grupo “O Fantocheiro”; ateliês e cerimónias oficiais, são alguns dos momentos que vão marcar os 40 anos da “Revolução dos Cravos” em Caminha.
A apresentação do livro “Lembro-me” de João Pedro Mésseder vai marcar o início das comemorações dos 40 anos de Abril. A sessão de apresentação do livro vai decorrer no dia 21 de abril, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Caminha.
No dia 22 de abril, às 17 horas, inaugura a exposição “Imagens de Abril em Caminha”, na Galeria de Arte Caminhense. A mostra é composta por fotografias cedidas por caminhenses que retratam vários momentos passados em Caminha: o período Pós 25 de Abril e 1º de Maio, a primeira tomada de posse da Comissão Administrativa Pós 25 de Abril, presidida pelo arquiteto Horácio Benvindo da Silva e o primeiro aniversário do 25 de Abril, marcado pela atuação de Sérgio Godinho no Terreiro. Esta exposição estará patente até ao dia 29 de abril.
O dia 24 de abril vai ser marcado pela inauguração da exposição de pintura e artes plásticas “40 Artistas, 40 Obras. 40 anos de Abril”, na Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora. Esta exposição é composta por 40 obras, de 40 artistas que aceitaram o desafio do Município de Caminha para participar nas comemorações dos 40 anos da Revolução de Abril. Assim, a mostra reúne 40 trabalhos dos artistas: Álvaro Torres, Ana Maria Garcia, António Nunes, António Peres, António Porto, Cândida Mota, Carlos Antunes, Conceição Ruivo, Dina Souza, Fernanda Lima, Flôr Rocha, Francisco Liquito, Graziela Teixeira da Mota, Guilherme Garrido, Isa Dora Cruz Castella, João António Branco Pinto, João Luís Marrocos Fernandes, João Santos, João Vilas, Joaquim Vasconcelos, José Lima Monteiro Barros, José Luís Pais, José Manuel Rocha Pereira, Júlio Capela, Kim Molineiro, Lurdes Rodrigues, Madalena Macedo, Manuel Lima, Maria Manuela Morais Martins, Mário Garrido, Mário Rebelo de Sousa, Mário Rocha, Mário Vasconcelos, Martine Costa, Miguel Rocha, Paulo Barreto, Paula Matos, Ricardina Silva, Ricardo Tavares e Victor Alves. Trata-se de uma exposição inédita, que estará aberta ao público até dia 22 de junho. A cerimónia de inauguração está agendada para o dia 24, às 18 horas.
Nesse dia, às 11 horas, os alunos da Escola Básica de Vila Praia de Âncora e da EB2,3/S de Caminha vão protagonizar o concerto “Cantar a Liberdade”, no auditório da Escola EB2,3/S de Caminha. Trata-se de uma iniciativa do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais.
Às 21h30, o Auditório do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora vai servir de palco ao Concerto Coral do Orfeão de Vila Praia de Âncora, que vai entoar canções de Zeca Afonso; Adriano Correia de Oliveira e Fernando Lopes.
Esta iniciativa é organizada pelo Orfeão de Vila Praia de Âncora e conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha e da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora.
No dia 25 de abril, as comemorações oficias dos 40 anos de Abril começam cedo.
Às 9h30, na Praça da República, em Vila Praia de Âncora, vai decorrer o hastear solene da Bandeira Nacional, com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora e Banda Musical Lanhelense.
Às 10h30, terá lugar na Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, o hastear solene da Bandeira Nacional, com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Caminha e Banda Musical Lanhelense.
Às 11 horas, vai decorrer uma sessão solene do 40º aniversário do 25 de Abril. Esta sessão solene também vai decorrer na Praça Calouste Gulbenkian, em Caminha.
Às 12h30, no Museu Municipal de Caminha, inaugura a exposição “Jornais de Abril”, do Museu Nacional de Imprensa. Esta mostra reúne os principais jornais portugueses publicados quer no 25 de Abril de 1974, quer nos dias seguintes, reportando os tempos conturbados da Junta de Salvação Nacional e de formação do governo após a queda do fascismo.
A partir das 15 horas, na Praça Conselheiro Silva Torres, vai ter lugar o ateliê “Liberdade”, organizado pela União de Freguesias de Caminha e Vilarelho.
Às 15h30, no Parque Dr. Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncora, é possível assistir ao espetáculo pelo Ensemble de Cordas da Academia de Música Fernandes Fão.
Às 17 horas, vai ser exibido o documentário coletivo da RTP “Memórias do 25 de Abril, Portugal 1974-1975”, com comentários de Paulo Torres Bente e Joaquim Diabinho, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha. Esta iniciativa é organizada pela União de Freguesias de Caminha e Vilarelho.
Este dia histórico termina com o concerto pela cantora galega Uxia, a partir das 21h30, no Largo Calouste Gulbenkian, em Caminha. Uxia sobe ao palco acompanhada por Carlos Blanco.
Fernando Tordo vai subir ao palco do Valadares, Teatro Municipal de Caminha, no dia 26 de abril, às 22 horas. Os bilhetes custam 10 euros e já estão à venda nos postos de turismo de Caminha e de Vila Praia de Âncora.
No dia 27, às 16 horas, com a apresentação da peça “Vejam bem. Na sala há 5 meninas”, pelo Grupo de Teatro “O Fantocheiro”, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha.
As comemorações dos 40 anos de Abril terminam a 30 de abril com a exibição do filme “A sombra dos Abutres”, de Leonel Vieira, às 21h30, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha.