Viana do Castelo nas comemorações da cidade de Péssac, França

O Município de Viana do Castelo vai estar representado na festa da cidade de Péssac, situada perto de Bordéus, no sul de França, com a oferta à cidade irmã, aos portugueses residentes e à Associação Sol de Portugal de um concerto com o grupo vianense Contraponto.

As comemorações, que integram a inauguração de uma obra realizada por Joseph da Silva para assinalar os quarenta anos do 25 de Abril, decorrem a 19 de abril e contarão com a presença do grupo vianense.

Recorde-se que, em 2011, foi assinado o acordo de geminação com Péssac, que nasceu da celebração de um acordo de geminação e cooperação descentralizada com a Commune de Pessac. Esta geminação assenta nas relações culturais e sociais registadas entre aquela comunidade e Viana do Castelo, mas também na constatação de que aquela região regista uma forte comunidade de luso-descendentes.

A geminação tem como objetivos principais a implementação de projetos de intercâmbio nos domínios de interesse partilhado (cultura, urbanismo, arquitetura, educação, enoturismo), o envolvimento de parceiros associativos das duas autarquias, a partilha com outras entidades, a associação de organismos nacionais e europeus que concorram para o co-financiamento e partilha de melhores práticas na implementação e o desenvolvimento dos projetos.

Recorde-se que as geminações entre cidades e municípios têm proporcionado a possibilidade de trocas nos mais diversos campos da atividade humana e Viana do Castelo tem adquirido uma experiência muito rica e diversificada neste âmbito quer com as quinze cidades geminadas, quer com as organizações intermunicipais transnacionais.

Município de Viana do Castelo

Pin It