Praias do Município distinguidas com galardão Bandeira Azul 2014

Praia de Moledo bandeira azul

As praias da Foz do Minho, de Moledo e do Forte do Cão foram galardoadas com a Bandeira Azul. O anúncio oficial das Praias Costeiras e Fluviais, Portos de Recreio e Marinas galardoadas com esta bandeira decorreu dia 30 de abril, numa Conferência de Imprensa, que se realizou na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa.

Quanto à obtenção do galardão para a praia de Vila Praia de Âncora, o executivo tem demonstrado preocupação e tem-se esforçado na resolução do problema. Na reunião descentralizada, que se realizou na freguesia, em fevereiro, Guilherme Lagido reconheceu que não se trata de uma questão fácil, sobretudo porque “para garantir a atribuição é preciso que haja uma sequência de três anos com águas de excelente qualidade. No passado recente, há anos que não permitem a atribuição da bandeira azul”.

O vereador disse também já estar em conversações com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para tentar ultrapassar a questão e que tem sido evocado o grande esforço que tem sido levado a cabo para controlar alguns focos de contaminação. “Temos montado um sistema para recolha de análises sistemáticas e representativas para chegarmos a uma conclusão. Queremos que este ano seja de mudança e que consigamos a breve trecho ter a Bandeira Azul”, rematou.

No âmbito do programa Bandeira Azul, este ano, o tema escolhido para as ações de sensibilização nas praias, marinas e embarcações recreativas é “Poluição nos Oceanos: esclarecer, planear e agir”. Por agora, estão planeadas 712 atividades. Algumas das iniciativas previstas são, por exemplo, a Caminhada Bandeira Azul, a continuação dos projetos Praia Saudável ou Programa Nacional de Vigilância.

Recorde-se que este galardão é atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa e simboliza a qualidade ambiental das praias, portos de recreio e marinas a que é atribuído. Esta distinção é feita com base em critérios que estão divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.

É de salientar que este ano se registou um aumento de praias com Bandeira Azul a nível nacional, passando de 277 para 298 praias.

Pin It