Numa sessão ao ar livre, com as crianças e respetivos acompanhantes confortável e descontraidamente sentados, a dinamizadora do projeto, Patrícia Cerqueira, começou a proferir os 29 conselhos do livro: ‘façam tudo com estilo, aconselha o esquilo’; ‘façam muitas caretas ao espelho, sugere o escaravelho’; ‘evitem pessoas azedas e exasperantes, aconselha o elefante’; ‘viagem longe no vosso quarto, sugere o lagarto’; ‘quando vires uma flor cheira, relembra a toupeira’… e por fim: ‘às vezes diz não, outras diz sim, dança quando chegares ao fim’. Sempre com rima e humor, esta obra recorre a jogos de linguagem que alertam, para as vicissitudes da vida, mas também para a alegria que as coisas simples do dia a dia nos podem trazer.
Segui-se, tal como habitual, o atelier criativo, com a elaboração de um saquinho perfumado com alecrim, lavanda e outras ervas aromáticas, que pretendeu, tal como afirmou Patrícia Cerqueira, que as crianças levassem o cheirinho do ‘Aqui há história…’ para as férias, o que a avaliar pelos elogios tecidos à ideia e ao conceito a ela subjacente, bem como ao cheirinho agradável emanado pelos sacos, foi conseguido.
Ficou, pela excelente recetividade e aceitação que teve, a promessa do regresso em outubro deste espaço de leitura, para os mais pequenos, e de reflexão para todos, com a mesma energia, a mesma boa disposição, a mesma criatividade e a mesma capacidade de surpreender. O ‘Aqui há história…’ é tudo isto!