Campanha porta a porta incentiva à separação do lixo

18654168_GLG8F“A reciclagem do lixo doméstico implica ganhos ambientais relevantes”, assegurou o presidente da Câmara de Monção, Augusto Domingues, non arranque da iniciativa de distribuição pelos residentes no centro histórico de um kit com três sacos diferenciadores para deposição de resíduos. ‘Divida por todos e seja feliz’ intitula a campanha ambiental que está a ser promovida pela Valorminho e Sociedade Ponto Verde, que consta da distribuição de um kit com três sacos diferenciadores para colocação de resíduos, um funil para deposição de óleos alimentares, um saco reutilizável e informação alusiva à reciclagem.

Em Monção, o ponto de partida desta campanha porta a porta teve lugar na passada terça-feira com a presença do presidente da autarquia e dos vereadores Conceição Soares e Paulo Esteves, além de uma dúzia de jovens praticantes de voluntariado ambiental.
Para o autarca monçanense, Aug usto de Oliveira Domingues, esta acção de sensibilização ambiental tem como argumento que “a colocação diferenciada de resíduos assegura um custo mais reduzido para os cofres do município”.

“Tem havido um esforço enorme das entidades públicas, organismos ligados ao ambiente e autarquias locais no sentido de incentivar a prática da deposição diferenciada dos resíduos. Notam-se avanços mas temos de continuar. Este género de acções, desenvolvida por jovens junto da população mais idosa, ajudam a colocar o assunto na ordem do dia e a manter vivos comportamentos correctos nesta área” sublinhou.

Os resíduos sólidos colocados nos ecopontos permitem contribuir para a reciclagem, evitando a deposição em aterro sanitário e, como consequência, prolongando o ciclo de vida dos materiais. A separação tem vantagens que vão desde a economia de energia até à protecção dos recursos naturais.

Pin It

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>