Caminha vai ter uma Equipa Municipal de Prevenção Florestal

caminhos_florestais_ligacao_azevedo_venadeComeçam hoje, dia 1 de julho, os trabalhos da Equipa Municipal de Prevenção Florestal, nos espaços florestais do concelho. A equipa, que conta com 5 elementos, vai trabalhar na prevenção dos incêndios e na minimização dos seus efeitos.

A equipa já recebeu a formação necessária e para prevenir incêndios bem como os danos causados por estes, vai desenvolver atividades como a Silvicultura Preventiva, através da gestão de combustíveis em faixas de contenção e de proteção de aglomerados populacionais.

Também a manutenção e beneficiação de infraestruturas e equipamentos no âmbito da defesa da floresta vai ser outra das funções levadas a cabo por esta equipa, a par da vigilância dos espaços florestais.

Este projeto conta com o apoio do Conselho Diretivo de Baldios de Azevedo, que disponibilizaram uma viatura para a deslocação da equipa.

O grupo de trabalho foi constituído depois da candidatura da Câmara de Caminha ao programa do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) “Trabalho Social pelas Florestas” ter sido aprovada. Este é um programa que pretende dinamizar os Contratos Emprego-Inserção (CEI) e Emprego Inserção+ (CEI+) no quadro do mercado social de emprego e destina-se a desempregados beneficiários de subsídio de desemprego ou subsídio social de desemprego e desempregados beneficiários do rendimento social de inserção inscritos nos centros de emprego.

Através do “Trabalho Social pelas Florestas” são desenvolvidas atividades, que visam a valorização e proteção da floresta, minorando os riscos, os efeitos e a dimensão dos fogos florestais e promovendo a sua florestação e reflorestação.

Fonte: cm-caminha.pt

Pin It