Devoção e Animação na Festa à Virgem das Dores

Devoção e Animação na Festa à Virgem das Dores

A Festa à Virgem das Dores, uma das romarias mais castiças e genuínas do Alto Minho decorre entre 15 e 19 de agosto, prometendo cinco dias de veneração à imagem de Nossa Senhora e diversos momentos de animação com acentuada componente tradicional, etnográfica e festiva.

Como habitualmente, os momentos mais fortes, que reúnem milhares de pessoas nas ruas e varandas do centro histórico, são a procissão solene em honra à Virgem das Dores, no domingo, pelas 18h00, e a procissão solene em honra do emigrante, segunda-feira, pelas 11h00.

Destaque ainda para a saudação mútua e despedida das bandas, após a procissão de domingo, onde os elementos da comissão de festas são aplaudidos pela população local ao som da música filarmónicas das duas bandas locais. Um momento de grande emotividade e sensação de dever cumprido após um ano de intenso trabalho.

Como novidade, a comissão de festas deste ano apresenta uma Feira de Vinhos e Tapas, na Praça da República. Em vários expositores dispersos pela também conhecida “Terra Nova”, podem degustar-se petiscos típicos regados pelos afamados vinhos da nossa região. Um piscar de olhos aos amigos galegos que privilegiam este género de confraternizações gastronómicas.

Referência ainda para o “Rock na Praça” com a animação a acontecer pela noite dentro conduzida por grupos musicais jovens e DJ`s conhecidos do público. Esta noite, sexta-feira, a Praça Deu-la-Deu Martins vai tingir-se com as cores da juventude ao som da música rock.

Nos restantes dias, o programa reserva atuações de grupos de bombos, zabumbas, tocadores de concertina, cantadores ao desafio, cavaquinhos, ranchos folclóricos e bandas filarmónicas. As orquestras galegas também marcam presença. No último dia, concerto dos grupos “Santamaria” e “Roconorte”. A animação, com milhares de pessoas nas ruas, está garantida.

A festa é suportada pelos monçanenses que, em troca de uma imagem impressa de Nossa Senhora, deixam um donativo à comissão de mordomos e mordomas que, desde o início do ano, palmilham as freguesias do concelho à procura de apoio financeiro. A autarquia apoia na organização/logística das atividades previstas, na atribuição de um subsídio e na cedência do terrado para exploração.

Pin It