Ciclo de Conferênci​as CENFIPE 2014

Ciclo de Conferênci​as CENFIPE 2014 

Arcos de Valdevez – dia 5 de Abril, 2014

Ponte da Barca – 24 de Maio, 2014

Paredes de Coura – 25 de Outubro, 2014

Ponte de Lima – 29 de Novembro, 2014

ARCOS DE VALDEVEZ – É já no próximo dia 5 de Abril de 2014 que, em Arcos de Valdevez, na Casa das Artes tem início um Ciclo de Conferências promovido pelo CENFIPE, em parceria com as suas escolas associadas, a Coordenação Concelhia das Bibliotecas escolares e as Câmaras Municipais dos Concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Paredes de Coura. Com a qualidade que o CENFIPE já nos habituou em edições anteriores, o Diretor José Carlos Fernandes convoca Diretores de Escolas, Professores, Pais e Encarregados de Educação, Autarcas, investigadores e todos aqueles que tem responsabilidades na educação para participarem num grande debate público, um Ciclo de Conferências sobre “ A ESCOLA DA GERAÇÃO DIGITAL : Desorientação, Criatividade e Inovação.”

Acontece no Norte, no coração do Alto Minho, descentralizado por quatro Concelhos afetos ao CENFIPE: Arcos de Valdevez (dia 5 de Abril, 2014), Ponte da Barca (24 de Maio, 2014), Paredes de Coura (25 de Outubro, 2014) e Ponte de Lima (29 de Novembro, 2014).

Este Ciclo começa com convidados proeminentes já que são Conferencistas David Justino (ex-ministro da educação, actual Presidente do Conselho Nacional de Educação), Elvira Fortunato (Cientista que está no top five dos cientistas mundiais ao nível da nanotecnologia) e João Lobo Antunes, conhecido neurocientista. A terminar uma nota de boa disposição com o conhecido humorista João Seabra. O Diretor Geral da Administração Educativa, Dr. Mário Agostinho Pereira estará presente na sessão de abertura.

Perspectiva-se um debate de grande nível com figuras da ciência que dispensam apresentações. Destaque para um leque fabuloso de outros especialistas, referência incontornável em áreas distintas como ciência, política, sociologia, educação, inovação, tecnologia e investigação: Marcelo Rebelo de Sousa, Carlos Fiolhais; Rui Mota Cardoso, J. Torres Santomé (Universidade da Corunha), Cristina Baptista, Paulo Guinote, Eduardo Sá, Carvalho da Silva, António Sacavém, Helena Sacadura Cabral, Pacheco Pereira, a Jornalista Fernanda Freitas, José Pedro Cobra entre outros para discutirem os problemas da Escola da Geração Digital.

A ESCOLA DA GERAÇÃO DIGITAL não pode ser ignorada. As crianças e jovens gastam cada vez mais tempo com tecnologia digital. O computador pessoal, os tablets e o telemóvel modificaram, rápida e radicalmente, os rituais de iniciação nos grupos de pares, a comunicação intra e intergrupal, os graus de socialização e de integração, já que criaram novos gestos, linguagens, códigos, símbolos, valores e um mundo infindável de engenhos periféricos.O que significa para o seu desenvolvimento?, Qual o papel dos Professores e da Escola ? Que perigos escondem ? Que escolas vamos ter no futuro ?… .
Em diferentes formatos (Conferências, Mesas Redondas, Workshops temáticos) a organização espera contribuir com sugestões criativas, inovadoras e partilha de experiências que enriqueçam a prática docente de forma mais eficaz e inspiradora…
O CENFIPE informa que os auditórios de Arcos de Valdevez (1º momento) e de Ponte da Barca (2º momento) estão esgotados. Aceitam-se ainda inscrições para as sessões de Paredes de Coura (25 de Outubro) e Ponte de Lima (29 de Novembro).

cenfipe 2014 arcos de valdevez ponte de lima paredes de coura

Fonte: Jornal Novo Panorama

Pin It