Maior Mesa de Páscoa do País bate recorde e chega aos 500 metros de comprimento

No último sábado, Vila Praia de Âncora acolheu a Maior Mesa de Páscoa do País. Entre meio quilómetro das melhores iguarias da região e 150 expositores, a terceira edição do certame bateu o recorde de comprimento da mesa e atraiu muitos visitantes. Segundo a organização o balanço é assim “extremamente positivo”.

“São 500 metros de alegria, de sabor. São 500 metros feitos de legado e de futuro” realçou Miguel Alves durante a abertura da iniciativa, que contou ainda com a presença do Alcalde de A Guarda, José Domínguez Freitas, do vereador da Câmara Municipal, Guilherme Lagido, do presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, Carlos Castro, do presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Praia de Âncora, José Presa, do Capitão do Porto de Caminha, Comandante Gonzalez dos Paços, de representantes do Movimento de Empresários do Concelho, e de representantes do Posto de Turismo de Vila Praia de Âncora. A iniciativa contou ainda com a presença do popular cantor da terra, Quim Barreiros.

Após um périplo pelas várias ofertas da Maior Mesa de Páscoa do País, o presidente da Câmara Municipal de Caminha destacou a importância do certame: “Este é um evento que une a nossa terra!”. Miguel Alves realçou ainda o empenho de todos na realização da iniciativa e ainda a presença do Alcalde de A Guarda. “Quis estar aqui connosco, num gesto de irmãos. Estamos juntos, porque A Guarda é Vila Praia de Âncora e Vila Praia de Âncora é A Guarda”, disse.

Miguel Alves salientou ainda dois objetivos da Maior Mesa de Páscoa do País. O presidente explicou que o primeiro passa por valorizar a tradição da Páscoa: “São casas que se abrem, mesas que se estendem, produtos que se oferecem” e acrescentou “é um momento que está agarrado à nossa pele e ao nosso espírito”. O segundo objetivo está relacionado com a “energia dinamizadora”. “Temos a nossa terra viva, a nossa terra a trabalhar”, rematou.

Este ano, a Maior Mesa de Páscoa do País contou com a presença do Turismo da Câmara Municipal de A Guarda, como forma de promover o intercâmbio transfronteiriço. José Domínguez Freitas disse mesmo sentir-se “um cidadão de Vila Praia de Âncora”. O Alcalde de A Guarda mostrou-se satisfeito pelo intercâmbio conseguido e pela participação de artesãos e comerciantes do seu município, numa “mostra de produtos que dá a conhecer o que se faz em Portugal e Espanha”. O Alcalde deixou ainda o convite a todos os participantes, para que vão também A Guarda sempre que haja eventos como este.

Além das delícias gastronómicas, a iniciativa contou com uma vasta animação proporcionada pelos grupos do concelho.

Recorde-se que esta iniciativa é uma forma de dar a conhecer os produtos da terra, tanto gastronómicos como de artesanato e assim, potencia a economia local e impulsiona o turismo cultural, religioso e gastronómico. Além disso, pela sua dimensão, coloca o concelho nos mapas e roteiros turísticos, atraindo muitos visitantes.

Esta é uma iniciativa organizada pelo Movimento de Empresários do Concelho de Caminha e conta com o apoio do Município e da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora.

Pin It