Acompanhando a evolução tecnológica e os seus benefícios, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está a proceder a uma profunda reestruturação no âmbito da modernização dos serviços municipais, consubstanciada na reorganização interna, gestão global e eficaz, e respetivo interface com o Munícipe. Complexidade do processo implica uma implementação progressiva.
Sendo a política de proximidade uma das prioridades deste executivo, a apresentação de novas soluções que contribuam para um salto qualitativo do desempenho interno com repercussões na facilidade de acesso à informação e na celeridade da resposta aos pedidos dos Munícipes, é o objetivo deste processo.
Para o edil cerveirense, este projeto de modernização visa consolidar a relação Autarquia/Munícipe ao facilitar a comunicação, agilizar o atendimento pelos serviços, manter os munícipes informados, melhorando a sua satisfação e garantindo a transparência de todos os procedimentos.
Fernando Nogueira sublinha que esta “pequena revolução apresenta-se como uma exigência na melhoria das questões do dia-a-dia dos Munícipes”. “Este é um processo que está a ser implementado progressivamente e, como em todas as alterações, há sempre arestas a limar, ficando a garantia de que estamos a trabalhar para prestar um melhor serviço aos cerveirenses”, assegura.
Fruto de uma candidatura apresentada e aprovada em 2014 pela autarquia ao SAMA, os serviços informáticos municipais estão a proceder, desde o início deste ano, à execução operacional deste projeto de modernização e melhoria contínua dos serviços municipais, tanto na vertente interna como na vertente mais voltada para o cidadão.
Na prática, a informação/comunicação interna vai potenciar a desburocratização processual, aumentando a produtividade e consequente eficácia e eficiência na resposta dada ao munícipe. Neste sentido, está-se a proceder à informatização de alguns serviços; à reformulação e reestruturação de toda a componente documental para funcionamento integrado com todos os sistemas de informação internos; à reengenharia de processos e definição de workflows estruturados para os mesmos, tanto a nível interno como na interação com o Munícipe; à criação de uma plataforma de comunicação interna e agregadora de informação e serviços (Intranet).
Especificamente na informação/comunicação externa direta, o Município avançou com a criação do Portal do Orçamento Participativo, e pretende ainda reformular toda a componente Web Municipal, nomeadamente proceder à reformulação do Portal Municipal e, consequentemente, de todos os outros referentes a atividades municipais, funcionando hierárquica e integradamente. Paralelamente a toda a reengenharia de processos, será também implementada uma plataforma de serviços online onde os cidadãos poderão consultar, requerer e acompanhar os seus processos com o Município, sem terem a necessidade de se deslocar às instalações da Câmara Municipal.
Fonte: http://www.cm-vncerveira.pt/