Vª Festa da Savelha Pesqueira dos Frades de Ganfei

v convivo savelhaO quinto convívio da Savelha realizou-se na Pesqueira dos Frades, em Ganfei, em 7 de junho. Uma iniciativa que evocou a pesca à savelha, um dos peixes mais celebres do rio Minho.

     A jornada começou às 8h e prolongou-se por todo o dia e teve como principal objetivo a divulgação da Savelha do Rio Minho e o convívio entre todos os aficionados desta arte de pesca tradicional de Valença.

     A Festa da Savelha decorreu no Parque da Pesqueira dos Frades, em Ganfei e na marginal do rio Minho. Um parque de merendas e uma extensa marginal ribeirinha proporcionaram excelentes condições para a pesca à savelha e para um dia de lazer em contacto com uma natureza que o rio Minho, na sua passagem, por este local, torna exuberante.

     A pesca à savelha reúne, por esta época do ano, centenas de aficionados, em Valença. As Savelhas do Rio Minho são peixes de dimensão considerável, atingindo com facilidade os dois quilos. As zonas mais apetecíveis para a pesca desta espécie correspondem à área do rio Minho que passa pelas freguesias valencianas de Ganfei, Verdoejo e Friestas. Dado o período curto de pesca, que este ano se estende até 15 de junho e a área do rio onde é mais apetecível pescar, é a arte da pesca que atrai mais pescadores. Nas pesqueiras ou de barco, o rio enche-se de aficionados de todo o norte do pais, numa pesca que, em alguns pontos, chega a ser de ombro a ombro.

     A iniciativa foi do Grupo Desportivo Ganfeiense e conta com a colaboração da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Ganfei.

 

Fonte: http://www.cm-valenca.pt/

Pin It