Câmara de Caminha dedica o mês de abril ao livro e à leitura

ABRIL leitura caminha concelho

“Abril…Livros 1000” vai marcar o mês de abril no concelho de Caminha. Com o objetivo de assinalar o Dia Mundial do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se realizam a 2 e a 23 de abril, o Município agendou um conjunto de iniciativas para todas as idades, desde o bebé ao idoso, que visam a promoção do livro e da leitura.

Abril é o mês em que se comemora o Dia Mundial do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. O Dia Mundial do Livro Infantil é comemorado desde o dia 2 de abril de 1967. Foi nesse dia que nasceu Hans Christian Andersen (1805-1875), consagrado escritor dinamarquês, autor dos mais conhecidos contos infantis. E, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é assinalado desde 1996 e por decisão da UNESCO a 23 de abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare.

O Município também vai comemorar essas duas efemérides com várias iniciativas que visam encorajar os Munícipes, de todas as idades e estratos sociais, a descobrirem o gosto pela leitura através das mais variadas formas.

“Conto desde o berço”, “Enquanto espera leia!”, “Conto com lembranças”, “Sabe quem ouve”, “Um livro por uma rosa” e cinema são algumas das propostas que o “Abril…Livros 1000” vão oferecer.

“Conto desde o berço” é a iniciativa que vai marcar o dia 2 de abril, o Dia Mundial do Livro Infantil. Esta atividade vai decorrer nas unidades de saúde familiar de Caminha e Vila Praia de Âncora e consiste na oferta dos primeiros estojos de livros infantis aos bebés de Caminha nas consultas de saúde infantil. O objetivo é estimular as crianças, precocemente, para a leitura.

“Enquanto espera leia” é uma das iniciativas que o “Abril …Livros 1000” proporciona. Na verdade, durante o mês de abril, nas salas de espera dos serviços públicos do concelho de Caminha os munícipes encontrarão caixas com lotes de livros com temas diversificados, para todos os segmentos de público. As caixas estarão devidamente assinaladas com a designação da atividade e com o modo de utilização dos livros.

“Conto com lembranças” é outra das atividades que vai decorrer nos dias 14 e 22 de abril, nos Centros de Dia, e que se dirige para os mais idosos.

No dia 21 de abril, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Caminha vai decorrer a iniciativa “Sabem quem ouve” com a apresentação do livro “Lembro-me” de João Pedro Messeder. No livro “o autor remete-nos para um exercício de memória. A memória de alguém que, em 25 de Abril de 1974, tinha acabado de fazer 18 anos. Dirige-se, desta forma, a um público já nascido e crescido num país onde as liberdades democráticas são uma realidade – cada vez mais ameaçadas, é certo, apesar de duramente conquistadas pela luta do povo ao longo de quarenta e oito anos de ditadura salazarista e machista”.

À semelhança de outros países do mundo, também em Caminha no dia 23 de abril se troca um livro por uma rosa. Assim, no Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor nas bibliotecas do concelho troca-se um livro por uma rosa. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

No dia 24 de abril há cinema no Valadares, Teatro Municipal de Caminha. “Anónimo”, do realizador Roland Emmerich, é o filme em exibição. Às 10 horas, decorre uma sessão para os alunos do ensino secundário do Agrupamento Sidónio Pais e, às 14 horas, decorre mais uma sessão para os alunos do ensino secundário da Ancorensis, Cooperativa de Ensino.

Na sinopse deste filme lê-se “Passado na cena política da Inglaterra de Elizabeth, “Anónimo” especula acerca de uma questão que tem intrigado durante séculos académicos e mentes brilhantes, como Mark Twain, Charles Dickens, e Sigmund Freud: quem realmente criou o trabalho creditado a William Shakespeare? Especialistas têm debatido, livros têm sido escritos e estudiosos têm dedicado as suas vidas para proteger ou desmentir teorias em torno da autoria das obras mais conhecidas da literatura Inglesa. “Anónimo” revela uma possível resposta, com foco num tempo de intrigas políticas, romances ilícitos na Realeza, e esquemas de nobres gananciosos sedentos pelo poder do trono, trazidos à vida no mais improvável dos lugares: o palco de Londres.”

Pin It